terça-feira, 24 de julho de 2012

O sonho de fazer o verdadeiro pão italiano(toscano)

Seguindo o caminho romântico dos pães de fermentação natural....Uma pergunta que eu sempre fiz e nunca tive uma resposta eficiente: Por que, quem realmente sabe  fazer o verdadeiro pão italiano com fermento natural não ensina todos os "segredos"? Egoismo? Ganância? Icompetênica? Indiferença?
Bom, de qualquer forma eu decidi encontrar sozinha mesmo, essa resposta, custe o que custar.
Depois de assistir alguns vídeos italianos sobre os famosos pães toscanos e os lievitos(que era novidade absoluta para mim),decidi pedir algumas dicas para alguns experts,o que no fim das contas me ajudou muito, mas não tive ao meu alcançe o principal ingrediente: o lievito. Gente! Eu nem sabia o que era o tal do lievito, até descobrir que era um fermento natural e que poderia ser feito de várias"coisas":caldo de cana, frutas, yougurte etc.
Então como eu não tinha um lievito decidi criar o meu.
Antes de sair "contando vantagens" colocarei primeiramente as fotos dos pães que fiz com o lievito que eu criei em apenas dez dias. Aprovado?
Criei um lievito de yakult. O cheiro da massa fica maravilhoso. O sabor do pão é bem suave, o autêntico sabor do trigo.


Como eu disse no início do blog, esse espaço da Cozinha Romântica é para aprender,compartilhar. Então se alguém quiser sabermais sobre o lievito que criei é só me falar que eu relato tim tim por tim tim.

18 comentários:

  1. Olá, vi seu comentário no site do cozinha ousada, logo abaixo de um comentário meu e percebi q vc tb foi contaminada pelo vício bom de fazer pão... kkk Amo, como vc, fazer pão e estou numa batalha tb para fazer meu fermento natural (levain). Amo pães europeus, meus bisavós vieram da França, então já viu, né??? Tb já assiti a vários videos na net tentando saber dos segredos e ficava babando na tela olhando os pães saídos do forno a lenha, uma delícia... hummm... Tá, acho q vem no dna mesmo.
    Decidi entrar em contato com vc para trocarmos figurinhas, receitas e experiência.
    Um abraço,

    Luciana Doudement

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana vamos trocar experiências sim, e estou anciosa para encontrar os experts brasileiros na panificação artesanal de alto nível(estou tentando chegar lá né). Me desculpe por demorar a lhe dar um retorno.É que estou trabalhando tanto....(horas extras) que não tá dando muito tempo pra ficar na net.Por "sorte"(oganização mesmo)tenho conseguido fazer meus pães maravilhosos( segundo os que os comem,né),no meu horário de almoço equando volto para casa(amasso o pão) no final da tarde(quando chego) já estão crescidos para irem ao forno.Ninguém mais quer comer pão comprado pronto aqui em casa, rs,rs,rs...tá todo mundo "mal acostumado" ou melhor "bem acostumado" a chegar em casa no final do dia e sentir assim que abre a porta da sala a sentir o cheirinho do pão assado saindo do forno,ele vira o nosso jantar acompanhado de salame, queijos,zatar e alguns caldos. Mais tarde vou falar do fermento que criei com Yakult. Fácil e o pão fica maravilhoso,também vou postar uma receita de pão que eu criei para minha família que me pediu um pão super macio por dentro e com casquinha bem crocante por fora e que tivesse consistência e sabor de pão toscano.

      Excluir
    2. Hummm... nossa... fiquei curiosa agora... Vamos trocar receitas então, mas é como vc falou, tem pouco material na net sobre o pão que queremos, nem entendo por que isso, parece que quem sabe não gosta de partilhar, eu não penso assim, acho que partilhar conhecimento é ampliar o nosso próprio, só se ganha assim. Ainda não cheguei a fazer pão com fermento natural, tentei algumas vezes criar o famoso levain, mas sem sucesso. A último que fiz parecia que ia bem, mas tive que viajar e quase chorei quando tive que me desfazer dele... kkkk.
      Fiquei imensamente curiosa com o seu feito de yakult. Podemos nos comunicar por e-mail se vc quiser. lucianadoudement@yahoo.com.br

      Um beijo.

      Excluir
  2. Oi Márcia, comecei seguindo um link (http://www.cozinhaousada.com/2010/10/pao-toscano.html) a respeito de Lardo, uma iguaria italiana que tem, pelo pouco que conheço, na Toscana, sua referência. Foi quando me deparei com um comentário seu sobre o "pulo do gato" para fazer o pão italiano com fermento natural, a base de Yakult. Se voçê puder me repassar essa receita, tim por tim, vou me esforçar para chegar o mais próximo possível, de um pão toscano. Deixo aqui meu e-mail para contato: ppj333@gmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro digitei seu endereço de e-mail,mas foi recsado então não poderei lhe responder via e-mail. Vamos terdecontar coma sorte de você voltar aqui no Cozinha Romântica.

      Excluir
  3. Legal o blog adorei!!!! PARABÉNS!!!!!...como posso fazer meu lievito???? me ensina por favor!
    Poderia me mandar por E-MAIL: carllosddias@gmail.com
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá, Carlos
    Já lhe enviei um e-mail qualquer dúvida pode me contactar. Mas leia atentamente todas as postagens e principalmente aquela onde dou a receita do lievito que criei que é fantástico e realizou o meu sonho de fazer pães com fermentação natural mas que não fosse pesadão e massudo como os que me ensinaram. Gosto de pães macios e leves por dentro e bem crocante por fora.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Márcia. Parabéns pelo blog. Sou apaixonada por pão italiano e há tempo venho perseguindo uma receita que se aproxime ao máximo, da verdadeira. Por isso peço que me envie a receita do fermento natural com Yakult, por favor para o email ebeonyc@gmail.com Muito obrigada, Regina Dias de Nova Friburgo/RJ.

    ResponderExcluir
  6. Gente, quero comunicar que já enviei por e-mail a receita para a Regina, mas lembro que já postei aqui a receita do fermento e também do pão, confiram em post anterior.

    ResponderExcluir
  7. Gente,quero saber sobre as experiências de quem já tentou o meu lievito e a receita do pão.Quem conseguiu e quem não conseguiu para que eu possa avaliar se estou sendo bem clara ou não,bem como poder explicar mais detalhadamente as dúvidasde quem possa não ter conseguido.
    beijos a todos

    ResponderExcluir
  8. Marcia sou louco por Pães porem não consegui uma Receita que vingasse a do próprio dito, me mande a Receita que posto o resultado rapidinho.
    Abs.
    Gerson

    ResponderExcluir
  9. Olá Gerson,
    Obriada por etar aqui no Cozinha Romântica. Peço gentilmente que se inscreva no blog para colaborar na divulgação dele,pois pretendo que ele setorne um "site oficial".
    Vou postar uma receita bem simples. Mas se você leu todo o blog,veja que o fermento natural que uso é o que ensino no blog, então a minha receita parte do ponto considerando que você já teria então o meu ou outro fermento natural que funcione muito bem.Ok? Veja então o post mais recente.
    abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi Márcia, procurei no blog a receita do levito e não encontrei, poderias fazer a gentileza de me passá-la por email (anabpillotti@hotmail.com)? se puderes fazer a gentileza de mandares a receita do pão eu testo e te conto o que aconteceu ;o), obrigada

    ResponderExcluir
  11. Olá, quero parabenizá-la pelo espaço e pelas receitas, em especial o pão toscano e o fermento natural.
    Mas estou com uma dúvida quanto ao fermento.
    Estou na 3a. fase, então, qdo for o dia de fazer o pão, no dia anterior coloco 3 colheres de farinha, uma de açúcar e água e deixo levedar. Qdo estiver pronto, reparto ao meio, metade vai pra geladeira e a outra metade faço o pão. Depois é só ir colocando 1 colher de farinha todos os dias ou a cada 3 dias e água para dar o ponto (isso tudo dentro da geladeira) ??

    ficarei muito grato pela resposta....


    PS: o nome acima é fantasia, meu nome é Márcio...

    ResponderExcluir
  12. Você poderia me ensinar o pão italiano?
    Aquele gostinho azedo não consigo!!
    Obrigada
    Meu email
    tuca.andrade2@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Você poderia me ensinar o pão italiano?
    Aquele gostinho azedo não consigo!!
    Obrigada
    Meu email
    tuca.andrade2@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. tava querendo te enviar umas fotos das minhas experiências, mas não tenho seu e-mail. Tá dando bem certo. Eu apenas errei na criação do fermento e ele não aumentou. Eu uso de medida o copo da maquina de pão. Daí uso um copo de fermento pra tres de trigo na hora da espuma. Sobra uma medida pequena de fermento. Mas o pão tem saído maravilhoso. No ultimo adicionei na massa uma pitada de alho torradinho...ficou bem bom, mas perde o aroma do fermento.

    ResponderExcluir
  15. PODERIA ME PASSAR A RECEITA PASSO A PASSO QUERO APRENDER A FAZER PÃO MAS EU ACHO DIFICIL DEMAISvc poderia ajudar? meu e-mail sancamps@gmail.com
    muito obrigada!

    ResponderExcluir