segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Pães Rústicos

               A primeira coisa que se deve saber sobre os pães rústicos(exemplo o pão Toscano) é que eles devem ser feitos com fermentos naturais, e que são pães para refeição e não pães para laches. Os pães para lanches são mais macios e de casca bem mole ou macia, já os pães rusticos como o toscano,têm casca mais grossa e portanto seca e crocante. A massa do pão rústico também é mais pesada e o sabor  é levemente ácido(azedinho) onde o se destaca o do trigo igualmente, por isso é bom sempre utilizar farinhas de excelete qualidade. Aconselho para quem só gosta de pães super macios e leves tipo pão de forma não se aventurar no mundo dos pães toscanos e rústicos. O pão rústico é mais usado para ser uma refeição, "encher a barriga mesmo, não só acompanhado de caldos, sopas e outros pratos, mas para ser "rasgado" e comido se for a necessidade, como única refeição. Isso vem da tradição italiana do trabalho pesado na agricultura.  Conseguimos o verdadeiro pão à moda toscana se uzarmos fermento natural e assarmos em forno à lenha. Para quem não tem condições de ter um forno à lenha, ao menos deve se dedicar ao fermento natural. Para aqueles que se "deseperam pela falta de ambos, vale lembrar que também existem certos "macetes" que podem contornar a situação e proporcionar pães rústicos muitíssimo parecido com o toscano. Vou dar dicas de como eu criei essa "f´órmula secreta" , que não quero nunquinha que fique mais secreta. Acho que o conhecimento deve ser compartilhado.
              Então no próximo post vou dar as dicas de facto e deixar de blá.blá.blá.

obs.:Lembro para verem as fotos dos pães do meu post anterior que são os feitos com o fermento natural para  pães e pizzas que de  eu criei utilizando como base o famoso leite fermentado com lactobacilos(aquele da pequenina garrafinha). Portanto meu fermento é inédito no mundo da panificação.

3 comentários:

  1. Márcia! estou procurando a tempos o fermento caseiro.

    ResponderExcluir
  2. Oi Márcia, quero tanto conseguir fazer o pão italiano, você pode me.passar uma receita e também do fermento que você inventou? Depois mando as fotos

    ResponderExcluir
  3. Márcia muito boa noite. Recentemente entrei no mundo da Charcutaria fermentada e o melhor foi voltar a memória para a época que meu avô fazia pão com fermento azedo hummmm. Nasci e cresci em SP capital, comendo o pão Italiano da padaria Moema, Av dos Bandeirantes, perto da pista de Congonhas. Gostaria, e muito receber a "fórmula" da fermentação / receita desta especiaria.
    Muito obrigado
    Att
    Alan Gut
    agut7777@gmail.com

    ResponderExcluir