domingo, 2 de dezembro de 2012

Domingo,dia de padaria em casa

Hoje amassei o meu fantástico paõ de fermento lácteo natural que inventei e escolhi o formato mais tradicional do mundo..vejam que belezura!
As etapas  da massa aguardando o crescimento, e reparem na borda da bacia para na próxima foto,então poderem  ver o quanto a  massa cresceu em apenas 3 horas de um dia de verão intenso. 
Agora o pão no formato mais tradicional do mundo....quentinho e no ponto de comê-lo com uma boa manteiga...derretendo.....vejam a casca crocante
 


obs.: aquela quantia de massa deu 2 pães bem grandes com cerca de 30cm de diâmetro ou pode-se fazer 4 pães menores.
 
 Tentei tirar uma foto bem de perto para vocês  verem a textura da massa,super macio por dentro e crocante por fora. Esse pão eu amassei com leite e não com água. É um pão ideal para lanche devido a sua maciez e se for colocado numa forma fica um pão de forma ideal para montar sanduiches.

4 comentários:

  1. Que delícia... E você não dá a receita? estou ficando impaciente, quero fazer este pão no sábado.

    ResponderExcluir
  2. Marilda,posso lhe passar a receita por e-mail também. Mas antes você precisa ter o fermento(o tal do lievito) que eu expliquei em post anterior lá no blog. Mas vamos adiantando se não não dá pra ti fazer o pão.

    Bom já desenvolvi várias versões desse fermento.Mas vamosa uma delas:

    Primeira etapa:

    vai precisar de um vidrinho de yakult(chamito não funciona bem).

    6 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo(a melhor que puder obter) eu uso a venturelli, mas só precisa ser uma farinha boa(leve a tal chamada de puríssima(vem escrito no pacote e tem nos supermercados.

    1 colher de açúcar(eu uso o mascavo) mas pode ser o comum mesmo

    Mexa com uma colher(eu uso uma espátulatipo pão duro) vai ficar uma massa grossa empapadaquase nem dá para mexer aí vai acrescentando água(sem cloro) e vai mexendo até ficar numa consistência de massa mole como a massa de bolo(coloquei fotos dessa etapa lá no blog. Depois cubra com um pedaço de tule ou renda ou perfex(é porque o fermento precisa respirar e também para não entrar moscas).Se for dia bem quente e na hora mais quente e fizer tudo certinho já dá para fazer no dia seguinte seestiver bem quente a segunda etapa. A segunda etapa é uma repetição da primeira. isso é para dar força ao fermento e aumentar a quantidade dele(até aqui ainda não dá para fazer o pão. Finalmente vem a terceira etapa que também repete a primeira seguidamente. obs. para saber se está dando tudo certo e o fermento está funcionando é quando observamos que ele sobe,cresce,borbulha e até vaza da vasilha. Ateção não use recipiente de metal, o ideal é de plástico porque é mais quente, mas pode ser de vidro também só que core o rsico de quebrareperder todo o fermento. Use um pote de plástico transparente para que possa acompanhar inclusive à distânica o crescimento do fermento, pode ser também uma garrafa pet de refri trasnparente corte aparte superior e pronto já estamos reciclando também. Lá no meu blog onde postei a foto do meu fermento ele está em uma pet, mantenha o lievito em local arejado nestas etapas(eu mantenho o meu sobre o balcão da minha cozinha.

    Depois da terceira etapa reformaremos ele no dia que vamos fazer o pão(pela manhã faremos a reforma que é quase tudo igual as outras etapas, só que em vez de 6 colheres colocaremos 9 e o resto é igual. Ele vai crescer muito rápido e vazar até é bom colocar um prato embaixo do pote. Esse é o aviso dele que está pronto para fazero pão, se passar dessemomento ele abaixa e então teremos de reformarmos novamente esperarmos o crescimento dele e só então fazer o pão. Então deu pra perceber que ele tem picos de níveis, sobe e desce.

    A esta altura estaremos com o pote cheio defermento levedado(usaremos a metade na receita a outra metado fica no pote e vamos alimentando ele pelo menos a cada dois dias(se precisar de mais tempo ou for viajar quarde-o na geladeira ) se acontecer de perdê-lo nãotem problema dá pra fazer rapidinho novamente um novinho em folha.

    Marilda assim que você fizer a prifmeira etapa me avise conforme o que está acontecendo e se ele de fato borbulhou e cresceu(se isso não acontecer desdea primeira etapa nem pule para a segunda porque algodeu errado.Se seguir certinho não tem erro não ele funciona mesmo,ok?

    Quando tudo tiver certinho pelo menos na terceira etapate mando a receita do pão que não é diferente das muitas que talvez você já conheça, diferente mesmo só tem que este pão de fermentação natural tem duas etapas na massada, depois explico melhor se precisar por e-mail, mas vou postar amanhã uma das minhas receitas.

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Marilda a resposta que lhe dei acima é uma colagem(cópia) do e-mail que te enviei .
    Peço desculpasa todos inclusive poreuestar adigitar palavras emendadas, meu teclado estácom defeito, preciso trocá-lo,tá uma "porqueria",r,sr,sr,sr

    ResponderExcluir
  4. Dona Márcia, eu sou Caroline neta da Marilda, e estou preparando tudo para no sábado fazermos este pão lindo e crocante. É muito importante como minha vó Marilda fala, fazermos tudo o mais natural possível.
    Beijos, Caroline

    ResponderExcluir